terça-feira, 28 de junho de 2011

Costurar é bom pra cachorro!!!

Pois é... costurar tem disso... os desejos e necessidades de todos vem de encontro a vc! Até a dos cachorros!
Não está entendendo? Explico: não sei se já comentei em posts anteriores, mas costurar é MEU hobbie. Adoro criar e costurar pra mim. É tipo assim: quando meu marido vai jogar bola, não é pra mim q ele faz um gol. Quando minha filha vai dançar, não é com a minha música preferida. Quando meu filho desenha, não é o meu retrato. E eu respeito isso. É o momento deles, pra eles, e do modo deles.
Pois bem, comigo não acontece tão assim... não sei se é por causa do papel de mãe e esposa, no qual, hipoteticamente, deveriamos estar a disposição e corresponder a todas as solicitações, ou se pq costurar tem mesmo muita demanda...
Os pedidos se multiplicam! Desde um remendo aqui, até uma fantasia pra uma festa de última hora... Então, quando os "pedidos" começaram - faz uns 2 anos (e eu mal sabia costurar!) - já fui avisando a todos de casa q enquanto estivesse aprendendo, só faria peças pra mim. Isso pq tinha muito pouco tempo pra treinar, muita dificuldade na execução e muita cobrança interna por um resultado perfeito...
Meu "prazer" - pq hobbie é prazer - se extinguiria se nas horas q pudesse me dedicar a ele, tivesse q fazer trabalhos q não quisesse realmente... E assim estava sendo até...até...até esse último feriado.

Meu marido começou com uma "estórinha de cerca Lourenço". Não sabe o q significa essa expressão??  É aquela pessoa, q chega como quem não quer nada, e vai falando pelas "beiradas" o q realmente quer...
Ele chegou dizendo q as camas dos cachorros estavam horríveis. E q tinha visto algumas no petshop , mas q tinham uma qualidade de tecido e de acabamento horríveis e coisa e tal.....
_ Os cachorros iriam adorar se vc fizesse uma caminha pra eles! - enfim ele disse.
Vi q daquela não poderia escapar, pq reduzi meu horário de trabalho (então teria tempo), e já tinha uma certa experiência... além disso, os cachorros são meus tb!

Ok. Fui pra rua comprar o courino, e todos os outros apetrechos, e mãos a obra.

Cortei tudo certinho. Iria fazer o fechamento com velcro. E decidi dar um detalhe nas peças colocando um elástico em forma de faixa, q tem uns dizeres "tudo a ver com os cães".

Na máquina foi tudo uma perfeição. Tive a oportunidade de usar, pela primeira vez, uma sapatilha específica pra couro, vinil e afins - ela é realmente ótima! O material desliza por igual... Demais!

Fiz o enchimento com uma cortina velha q tinha em casa e com flocos de um puff  tb antigo.
A dica na hora de fazer enchimentos com flocos é passar costuras paralelas na capa pra q os flocos "não fujam do lugar" (vide foto).

Tenho um seguidor, o "Petescadas" q trabalha nesse ramo de pets... vou ficar esperando os comentários dele!!! rsrsrs!!! E de vcs.

Aí estão, as 4 caminnhas em uso (quer dizer: todas sujas!!!).

Só mesmo os cachorros pra amolecerem meu coração.... rs
Até a próxima.

sábado, 18 de junho de 2011

Meu ateliê (codinome Cantinho) ... - com vídeo!

Oiiiiiiii!
Galera, o papo, hoje é sobre organização ( ou a falta dela...rs).

Tenho q admitir: a máxima q usei até hoje na vida - "Eu me acho na minha bagunça." -, não serve muito para a costura.
São muitos apetrechos. A grande maioria, pequenos. Todos tem q estar a mão... e..na hora! Senão o processo trava.
Bem, vou contar algumas artimanhas q criei pra por ordem em algumas coisas q me irritavam bastante.

E depois, pra q eu não passe a impressão de "certinha", vcs irão ver o vídeo do meu cantinho e constatar q ainda falta muuuuito a organizar. (link no fim do post)

O primeiro "organizer" q criei, vcs já conhecem. Eu fiz um post sobre ele. É o porta-calcador. Amo esses calcadores especiais q facilitam a vida! Mas detestava precisar de um deles e ter achá-lo no meio dos outros, dentro do saco onde os guardava... agora estão todos lindos, separados e com sua especificação. Deixei-o amarradinho, ao lado da máquina, e...maravilha!  (veja esse link depois q ler esse post pra ver a foto http://aprendizesdacostura.blogspot.com/2011/02/porta-sapatilhas-e-etc.html )


Antes da costura vem a etapa da modelagem, e sempre acabamos gastando e guardando muito papel...
Como moro distante de qq loja (num sítio no meio do nada), não seria viável ficar indo a cidade a cada vez q precisasse de folhas. Por isso, acabo comprando as folhas de kraft em atacado. Normalmente um pacote de 250 folhas. Assim, tem de sobra pra não me preocupar por um bom periodo. Só q fui percebendo q, com o passar do tempo, as folhas restantes iam enrugando... Meu marido disse q era umidade. Temos muita chuva aqui no verão (bem... vcs devem ter tido uma idéia de quanta, quando viram em Janeiro, pela tv, o q Minha Querida Friburgo sofreu). A umidade do ar fazia com q as folhas perdessem textura e rigidez. A solução foi deixar só um pouquinho delas de fora, pra uso, e acondicionar, por frações, as outras em enormes sacos plásticos lacrados. Trabalho zero e resultado 100%! Se vc passa por isso - até mesmo com os moldes prontos, #ficaadica, embale-os!


Mas tenho, p/ os moldes, uma opção muito mais funcional e estética...
Como irrita ter moldes ou amassados, ou dobrados, ou - argh!!! O pior: ENROLADOS!!! - tenho certeza q com vcs tb acham irritante.
Pois bem, o q fiz foi o seguinte: costurei diversas camadas de plástico cristal (aquele grosso brilhante).
A medida varia, mas os retângulos enormes são melhores pq acondicionam moldes tb grandes sem precisar dar nem uma dobrinha neles. Então, ao unir esses diversos pedaços de plástico, um sobre o outro, e outro, e outro, consegui um grande arquivo com divisórias. (Calma! Se vc não está entendendo, a culpa é minha pq não sei explicar de outra forma...rsrsrs...  veja o vídeo, então). Para ficar ainda melhor coloco na divisão da frente uma relaçāo, por escrito, de tudo q tem em cada uma delas. Assim, de pronto, consigo achar os moldes q preciso. Fiz vários desses: um só pra saias e vestidos, outro pra blusas, outro calças e bermudas. Fiz até um pequeno pra guardar moldes de lingerie!

Outra dica - kkk, essa nada estética, mas super funcional - vale somente pra pessoas q como eu, não tem muito lugar (prateleiras ou gavetas), pra guardar, separadamdente, as coisas. Vou colocando tudo em sacos plásticos, e por fora deles, grapeio um papeis descrevendo tudo q contem lá. Assim nada fica misturado, mas não tenho q abrir saco por saco pra saber o q há dentro deles.

Pra quem tem mais de uma máquina, #ficaadica, coloque em cada uma delas - na gavetinha da mesa ou mesmo preso por uma cordinha. - todos os apetrechos mais necessários, tipo: fita métrica, tesourinha, pinça. Com cada máquina tendo seu "arsenalzinho" de trabalho, não teremos q levantar pra pegar nada...

Outra ferramenta utilíssima, e q dispensa comentarios é a maquininha de forrar botões. Pra quem mora em cidades aonde não há variedade deles, ela é simplesmente uma mão na roda!

Por fim, mostro uma invenção minha pra carregar, com estilo, pras aulas de costura, meus moldes em uso  e tb algumas folhas em branco. Veja a foto.

Consegui um tubo largo e comprido de papelão duro e decorei-o, por fora. Depois fiz uma capa com uma alça pra envolvê-lo. O produto final é um lindo porta-moldes de carregar. Vcs tem q ver os olhares admirados de quem me vê passar com ele na rua. Já, por mais de uma vez, me pararam pra perguntar sobre ele e elogiá-lo.

Q post longo esse! Vale por 3! Rsrsrs...É isso por hoje....

Aí vai o vídeo q mostra o "Meu Cantinho", cliquem no link abaixo pra ver. Espero q gostem. Bjcas.
 http://www.youtube.com/watch?v=3IUMtBzz5MY





quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sobre não conseguir fazer o login pra postar comentários

Oi pessoal.
Vou abrir uma exceção aqui, e dessa vez não falarei de costura, mas de algo q está diretamente ligado ao blog.
Tem acontecido, nos últimos dias, a seguinte situação: entro pra visitar alguns blogs e ao deixar um comentário, o Blogger me redireciona a página de Login (mesmo q esteja já logada). E nem mesmo me logando novamente consigo postar. Isso vale tb pras respostas q tenho q dar a vcs pelos comentários q fizeram...
Hoje a tarde, consegui um tempinho pra me dedicar a esse chatíssimo inconveniente e descobri q não é só meu o problema. Tem acontecido com muitos usuários.
Vide http://www.google.com/support/forum/p/blogger/thread?tid=4bd36d5355dbcf8c&hl=en
Seguindo as instruções, resolvi o problema e estou passando aqui a solução q me valeu:
Primeiramente temos q limpar o cache da  internet (vá em Ferramentas - Opções da Internet - e limpe todos os cookies e tudo mais q puder)
Também, no seu perfil ou quando tiver q se logar no Google ou no Blogger, desmarque a opção q tem pra "permanecer logado".

Na maioria dos casos somente isso resolve. Caso não seja o suficiente, terão q baixar outro navegador,como o Safari ou o Ópera.

Espero q dê certo pra todos.
Desculpem-me fugir do tema...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tecido de Carnaval, textura de pêlo = vestido de balada!!!

Ficou pronto mais um vestido!
E, como sempre, junto com ele, mais uma estória engraçada pra contar.
Tudo comecou numa banca de saldos e retalhos, em Campinas, quando fui visitar minha mãe, em Fevereiro.
Decidimos comprar tecidos, pra EU ensinar a ela uns moldes q já havia aprendido... (essa façanha merece outro post... um dia eu conto).
Minha mãe ficou vendo os tecidos da moda e eu, xepeira como sempre, me dirigi logo pro saldão.
Já havia achado algo interessante aqui e alí, quando vi uma pontinha de um tricô de linha peludo brilhante. Estava bem debaixo de tudo, e pedi ajuda pra vendedora pra puxá-lo comigo.

De pronto, ela disse: _ Iii, esse não... esse é tecido de fantasia de Carnaval! - e ao falar isso soltou uma gargalhada gostosa, sem o menor simancol de q aquilo poderia me constrangir.
Sem me incomodar nem um pouco com o q ela achava sobre minha escolha, pedi mais uma vez q me ajudasse.
Pronto, lá estava o retalho! Lindo e cincilante a me olhar e a  pedir: - Me leve pra casa, vai!
Como já havia lido, meses antes, as revistas de moda internacionais sobre as tendências deste inverno, sabia q os pêlos estariam vindo com tudo. Imediatamente recolhi o pedaço de pano e colquei na minha cesta de compras.
Chegando em casa, ouvi outras gracinhas a respeito da extravagância do mesmo - inclusive da minha propria mãe, q, incrédula, perguntou o q eu faria com ele...
Bem, como sei q - tal qual maquiaqgem, quando se valoriza a boca, aliviamos nos olhos, e vice-versa - quando a textura da peça "grita" temos q fazer um shape básico. Decidi por um modelo reto, sem detalhes, porém forrado, pq assim além de ter mais um vestido, aprenderia algo novo, q é fazer o forro embutido.
Fui pra aula. Modelei o "bichinho" com a professora. Fiz as duas peças - forro e vestido - lá mesmo, ficando pra casa só uní-los.
SÓ UNÍ-LOS?????  Ah tá!! Fácil, fácil, né??... q nada!
Comecei maravilhosamente bem e com o maior cuidado, pq o tricô, além de "espichar", tb desfia-se e desfaz-se com facilidade.
Uni, direito com direito (com o forro por cima), todo o decote. Desvirei as peças pra ver o resultado. Estava ótimo. Voltei com tudo pra ordem inicial e "mandei ver" nas cavas. Q beleza! Rapidinho!
Desvirei novamente a peça pra provar e.............. se quisessem me internar num manicômio, eu poderia já sair vestida, pronta, dali mesmo. O vestido mais parecia uma camisa de forças!  Não apareciam as cavas nem o decote. Não tinha como desvirar! Virou um vestido duplo, circense, bizarro, sem cabeça!
Meu marido entrou no ateliê bem nessa hora (tinha q ser, né?!). Contei pra ele o acontecido e depois de rir de mim, e dizer q era "impossível q não desse p/ desvirá-lo", começou a tentar tb. O q conseguiu foi colocar o vestido em ordem, mas com o forro por cima, tal qual eu havia costurado! Demos boas risadas e acabei - pela primeira vez - não ficando tão frustrada com meu "errinho".
Levei-o pra aula, na semana seguinte, e a professora, pra não complicar demais, - e até pq as alças poderiam desfiar e ficar fininhas se eu descosturasse tudo -, me ensinou um jeito simples de resolver. Desfiz as quatro costuras superiores (nos ombros), desvirei as peças pros lugares certos e fechei com uma costura normal. Fiquei triste, pq queria ele todo embutidinho, igual aos q eu compro nas lojas...

Mas, em compensação, fiz uma bainha primorosa, a mão, com aquele pontinho q as vovós faziam, trançado, q só pega o mínimo de tecido. Minha professora chama ele de Sax ou algo parecido.
Aí estão as fotos do vestido, mas nessa semana mesmo vou pra uma balada com ele e tirarei uma foto da produção e mostro pra vcs como a modelagem ficou perfeitinha no corpo.
Beijocas procês!