sábado, 18 de junho de 2011

Meu ateliê (codinome Cantinho) ... - com vídeo!

Oiiiiiiii!
Galera, o papo, hoje é sobre organização ( ou a falta dela...rs).

Tenho q admitir: a máxima q usei até hoje na vida - "Eu me acho na minha bagunça." -, não serve muito para a costura.
São muitos apetrechos. A grande maioria, pequenos. Todos tem q estar a mão... e..na hora! Senão o processo trava.
Bem, vou contar algumas artimanhas q criei pra por ordem em algumas coisas q me irritavam bastante.

E depois, pra q eu não passe a impressão de "certinha", vcs irão ver o vídeo do meu cantinho e constatar q ainda falta muuuuito a organizar. (link no fim do post)

O primeiro "organizer" q criei, vcs já conhecem. Eu fiz um post sobre ele. É o porta-calcador. Amo esses calcadores especiais q facilitam a vida! Mas detestava precisar de um deles e ter achá-lo no meio dos outros, dentro do saco onde os guardava... agora estão todos lindos, separados e com sua especificação. Deixei-o amarradinho, ao lado da máquina, e...maravilha!  (veja esse link depois q ler esse post pra ver a foto http://aprendizesdacostura.blogspot.com/2011/02/porta-sapatilhas-e-etc.html )


Antes da costura vem a etapa da modelagem, e sempre acabamos gastando e guardando muito papel...
Como moro distante de qq loja (num sítio no meio do nada), não seria viável ficar indo a cidade a cada vez q precisasse de folhas. Por isso, acabo comprando as folhas de kraft em atacado. Normalmente um pacote de 250 folhas. Assim, tem de sobra pra não me preocupar por um bom periodo. Só q fui percebendo q, com o passar do tempo, as folhas restantes iam enrugando... Meu marido disse q era umidade. Temos muita chuva aqui no verão (bem... vcs devem ter tido uma idéia de quanta, quando viram em Janeiro, pela tv, o q Minha Querida Friburgo sofreu). A umidade do ar fazia com q as folhas perdessem textura e rigidez. A solução foi deixar só um pouquinho delas de fora, pra uso, e acondicionar, por frações, as outras em enormes sacos plásticos lacrados. Trabalho zero e resultado 100%! Se vc passa por isso - até mesmo com os moldes prontos, #ficaadica, embale-os!


Mas tenho, p/ os moldes, uma opção muito mais funcional e estética...
Como irrita ter moldes ou amassados, ou dobrados, ou - argh!!! O pior: ENROLADOS!!! - tenho certeza q com vcs tb acham irritante.
Pois bem, o q fiz foi o seguinte: costurei diversas camadas de plástico cristal (aquele grosso brilhante).
A medida varia, mas os retângulos enormes são melhores pq acondicionam moldes tb grandes sem precisar dar nem uma dobrinha neles. Então, ao unir esses diversos pedaços de plástico, um sobre o outro, e outro, e outro, consegui um grande arquivo com divisórias. (Calma! Se vc não está entendendo, a culpa é minha pq não sei explicar de outra forma...rsrsrs...  veja o vídeo, então). Para ficar ainda melhor coloco na divisão da frente uma relaçāo, por escrito, de tudo q tem em cada uma delas. Assim, de pronto, consigo achar os moldes q preciso. Fiz vários desses: um só pra saias e vestidos, outro pra blusas, outro calças e bermudas. Fiz até um pequeno pra guardar moldes de lingerie!

Outra dica - kkk, essa nada estética, mas super funcional - vale somente pra pessoas q como eu, não tem muito lugar (prateleiras ou gavetas), pra guardar, separadamdente, as coisas. Vou colocando tudo em sacos plásticos, e por fora deles, grapeio um papeis descrevendo tudo q contem lá. Assim nada fica misturado, mas não tenho q abrir saco por saco pra saber o q há dentro deles.

Pra quem tem mais de uma máquina, #ficaadica, coloque em cada uma delas - na gavetinha da mesa ou mesmo preso por uma cordinha. - todos os apetrechos mais necessários, tipo: fita métrica, tesourinha, pinça. Com cada máquina tendo seu "arsenalzinho" de trabalho, não teremos q levantar pra pegar nada...

Outra ferramenta utilíssima, e q dispensa comentarios é a maquininha de forrar botões. Pra quem mora em cidades aonde não há variedade deles, ela é simplesmente uma mão na roda!

Por fim, mostro uma invenção minha pra carregar, com estilo, pras aulas de costura, meus moldes em uso  e tb algumas folhas em branco. Veja a foto.

Consegui um tubo largo e comprido de papelão duro e decorei-o, por fora. Depois fiz uma capa com uma alça pra envolvê-lo. O produto final é um lindo porta-moldes de carregar. Vcs tem q ver os olhares admirados de quem me vê passar com ele na rua. Já, por mais de uma vez, me pararam pra perguntar sobre ele e elogiá-lo.

Q post longo esse! Vale por 3! Rsrsrs...É isso por hoje....

Aí vai o vídeo q mostra o "Meu Cantinho", cliquem no link abaixo pra ver. Espero q gostem. Bjcas.
 http://www.youtube.com/watch?v=3IUMtBzz5MY





10 comentários:

  1. Olá, Gley!

    Você é muito modesta!!! Se aquele atelier com tanto espaço, maquinário e equipamentos é cantinho... (Risos!)

    Abraços, sucesso e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Limara! Chamo de Cantinho como uma forma carinhosa de falar do espaço q é só meu... lá nem o marido, nem os filhos dão "pitacos"! E espaço é o q não falta pra quem mora na área rural... todos dizem q quem mora no mato "vai se espalhando..." rsrs...
    Ah! Seu blog está maravilhoso.
    Sucesso pra vc tb!!!

    ResponderExcluir
  3. Gley amei seu post, e seu cantinho mais ainda, eu tenho q dividir meu espaço com marido e filhas , aff...bjs

    Jubi

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Jubi! E fala sério: "Esse negócio de dividir espaço" pra mãe não serve... eles não dividem: roubam nosso espaço, né?! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá Gley,
    Também costuro (e até me atrevi a dar aulas para iniciantes!!!!). Estou pretendendo adquirir uma Janome 2008 porque já tenho uma Singer Facilita. Você está satisfeita com a sua Janome?
    Estou te seguindo para trocarmos experiências.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena. A-D-O-R-O as minhas Janomes. Tem múltiplas funções e facilidades. Tenho 2 modelos(a 8077 e a 3160qdc). São uns amores. E pra falar a verdade, ainda gosto mais da mais antiga (a 8077, pq ela é mais pesada... então não treme nem um pouquinho quando está navelocidade máxima. Legal tb são as sapatilhas.. um luxo só ter sapatilhas especiais pra cada tipo de trabalho. Acho q vc vai gostar da máquina. Qq dúvida é só chamar. (PS: não sou vendedora da Janome não, tá? kkkk)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gley... Ainda vou ter um cantinho pra chamar de meu!!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Antes mesmo da sua resposta positiva já havia me decidido pela compra da máquina, de madrugada, pelo site de uma loja (o bom da net é que você pode comprar qualquer coisa no meio da madrugada, depois de um sonho, de um faniquito). Comprei a modelo 2008 e vão entregar até o dia 01.07. Já reservei o lugar para ela no meu ateliê e só estou na espera, ansiosa...
    Obrigada pelo reforço.

    ResponderExcluir
  9. Gley amei seu cantinho,em questão de organização,é muito dificil manter o atêlie completamente organizado com tudo no lugar sempre né...quem sabe uma hora e tome coragem e posto o meu cantinho tambem,mas primeiro vou ter que da uma organizada rsrsrs.beijão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, recadinho ou opinião... e passe por aqui alguns dias depois... com certeza terei respondido a mensagem que vc deixou!!!